Luto para lembrar como era minha vida antes do Internet Movie Database.

A melhor fonte de informações sobre filmes online, notícias, filmografias de atores e diretores, curiosidades, brincadeiras, críticas e muito mais, obviamente, não existe há sempre. Eu visito este site pelo menos duas ou três vezes por dia e, se fosse retirado de mim, provavelmente sofreria um colapso nervoso.

A primeira vez que visitei para assistir filmes online , que é conhecido por especialistas, e, bem, todo mundo, como IMDB, foi em 1995. Sou obcecado por filmes desde que eu era criança, e a primeira vez que assinei na World Wide Web (como era conhecido naqueles dias), digitei o campo de endereço: FILMES. Eu tinha dez anos, era competente em computadores, mas ignorava a tecnologia e ainda não sabia sobre HTTP, WWW e COM.

filmes online, assistir filmes online

Minha busca por “filmes” não forneceu resultados, mas na página principal da America Online havia um link para um banco de dados on-line sobre filmes que estava em seus estágios iniciais. Eu nem acho que ele se chamava IMDB ainda, mas a versão do site que visitei naquele dia no verão de 1995 absolutamente me impressionou.

Até vinte e cinco anos atrás, todos os filmes famosos – de 1915 a Birth of a Nation, de 1939 Gone With the Wind, de 1958 a Vertigo de 1958 a 1975 – Jaws – foram exibidos em páginas separadas, com informações sobre elenco e equipe, críticas, fotos e até vídeos . Para um jovem cinéfilo como eu, este site era como crack e eu não conseguia o suficiente.
Meu aspecto favorito do site nos anos 90 foi a seção de “brincadeiras”.

Ele apareceu em quase todas as páginas de filmes e nos permitiu assistir a nossos filmes favoritos e procurar os erros na tela.

Em Speed, há uma cena em que Keanu Reeves está correndo ao lado do ônibus e você pode ver parte da equipe refletida na janela.

No Jurassic Park, há uma cena em que Samuel L. Jackson pode ser visto claramente falando as palavras de Richard Attenborough.

Em A Bela e a Fera, um tapete de urso aparece embaixo da cadeira de Gaston na cena do bar, apenas para desaparecer, reaparecer, desaparecer e reaparecer novamente, tudo ao longo de alguns segundos. Eu fiquei louco por essas coisas.

filmes online, assistir filmes online

Procure qualquer coisa e você provavelmente encontrará algumas brincadeiras. E quanto mais popular o filme (e, em muitos casos, quanto mais antigo o filme popular), mais engraçadas e divertidas você encontrará em listas como Boom Mic Visible, Continuity, Crew ou Equipment Visible (meu favorito) e Revealing Erros. Muitas vezes, você pode passar uma tarde inteira apenas olhando para as brincadeiras alucinantes de seus filmes favoritos

O site mudou ao longo dos anos, mas continua sendo um dos meus favoritos.

Por exemplo, ele atualiza seu modelo principal ocasionalmente e contribui para pesquisas de filmes mais fáceis de usar. Trabalhei no elenco de longas-metragens por dois anos e usei o IMDB todos os dias para pesquisar não apenas as filmografias dos atores, mas também as informações de contato de agentes e gerentes.

Em 2006, fiquei em êxtase ao encontrar um dos meus próprios filmes no site – um curta-metragem gay que escrevi e dirigi intitulado Lonesome Bridge foi aceito no Phoenix Film Festival e logo depois me qualifiquei para aparecer no IMDB.

Atualmente, continuo assistindo, em média, de cinco a seis filmes por semana, e nenhuma experiência de assistir a filmes é completa sem pesquisá-lo no IMDB. Um dos meus piores hábitos é que, enquanto assisto a um filme em casa, muitas vezes eu pego meu telefone e leio sobre o filme no IMDB … enquanto assisto ao filme.

Vou ler as resenhas, checar as anotações, ler a página de bobagens, procurar outros filmes que os atores fizeram, enquanto o filme é exibido na minha frente. Esse péssimo hábito é uma das razões pelas quais ainda adoro assistir a um filme no cinema, porque, em tal ambiente, estou livre de distrações – meu telefone está desligado e estou focado na tela do começo ao fim.

Não quero adivinhar quantas horas da minha vida passei no banco de dados de filmes na Internet, mas já faz muito tempo. Provavelmente semanas. Talvez meses? Sinceramente, não sei o que faria sem isso. Continua sendo, facilmente, um dos melhores sites da web.